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Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma estratégia de Marketing  em que o foco é o cliente e não a empresa ou seu produto. Ao invés de chamar a  atenção do público alvo de forma abrangente através de anúncios massivos e sujeitos a interrupções, como fazemos no Outbound Marketing, no Inbound Marketing, ou conhecido também como Marketing de Atração, o cliente é atraído pelo conteúdo relevante que a empresa compartilha de forma personalizada.

A maioria das empresas falam de si, de seus produtos e serviços, características, diferenciais e benefícios e não se preocupam em entender as necessidades, dúvidas e, principalmente, desafios de seus possíveis clientes. Inbound Marketing defende que as empresas utilizem o marketing de conteúdo para despertar o interesse de seus possíveis clientes, criando uma interação personalizada pelo seu conteudo de qualidade e dirigido ao interesse do seu negócio, com a capacidade de atrair interesse, gerando novos leads qualificados para a sua empresa.

O Inbound Marketing tem uma metodologia que mede o nível de interação com o publico alvo em seus vários estágios (Atrair, Converter, Fechar e Encantar). Nesta interação o objetivo não é apenas atrair as pessoas certas para o site por meio de conteúdo, mas sim entender quem são seus clientes e suas necessidades e propiciar um caminho até a conversão.

Para Atrair pessoas certas, você precisa:

  • Ter um Blog e postar regularmente para atrair o público-alvo;
  • Estar atento às Palavras-chave que as pessoas estão buscando e a quais são as suas dúvidas;
  • Geração de Conteúdo em Redes Sociais para disseminar o conteúdo;

Para Converter os visitantes em leads, você precisa:

  • Criar formulários para captar os dados da pessoa interessada;
  • Fazer chamadas ou Calls-to-Action, para incentivar o clique e o avanço no processo;
  • Levar a Landing Pages que sejam esclarecedoras e atraentes;

Para Fechar negócios com Leads que entraram em contato, você precisa:

  • Adotar um CRM para ter controle de atividades;
  • Fazer Email Marketing;
  • Automatizar alguns fluxos de trabalho;

Para Encantar, tornando seus clientes promotores da marca, você precisa:

  • Enviar Pesquisas de satisfação, para tomar ações eventualmente necessárias;
  • Escrever conteúdo inteligente para esse público;
  • Fazer monitoramento social;

É importante ressaltar que esses são alguns exemplos de ações a serem feitas em cada etapa, mas existem uma infinidade de outras ações que podem e devem ser realizadas em cada etapa de ciclo.

Como mensurar os resultados em Inbound Marketing?

Para que as estratégias de Inbound Marketing sejam efetivas, é necessário monitorar cada campanha e entender quais canais de divulgação geraram melhores resultados para o seu negócio. Para isso, é necessário ter uma plataforma de automação de marketing que integre as ações adotas e possibilite uma análise holística das campanha.

A WSI Best Internet oferece aos seus clientes a seguintes plataformas: Hubspot, Sharpspring e RD Station, das quais somos parceiros.

Uma dúvida bastante recorrente entre nossos clientes quando solicitam uma consultoria de Inbound Marketing é: qual plataforma de automação de marketing escolher? Nossa resposta depende da verba disponível e dos objetivos do cliente, pois cada ferramenta possui suas particularidades.